Procurar
Publicidade

Composto… O campeão do Clima da Natureza

A Lipor apoia e colabora na promoção da Semana Internacional de Consciencialização sobre Compostagem (ICAW) 2024, a maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre compostagem, que iniciou no passado dia 5 e termina no próximo dia 11 de maio.

O tema da ICAW 2024 designa-se “COMPOSTO… Campeão do Clima da Natureza”.

A Lipor, Empresa de Gestão, tratamento e valorização de resíduos orgânicos, destaca que “empresas ambientais e de reciclagem, organizações, investigadores e comunidades em toda a Europa estão a organizar e a promover oficinas de compostagem, demonstrações e iniciativas diversas para celebrar a Semana Internacional de Sensibilização sobre a Compostagem”.

A empresa adianta que, também, o cidadão comum se pode envolver neste movimento, participando, por “exemplo em formações específicas, iniciando o seu próprio sistema de compostagem em casa ou na sua comunidade, aprofundando o conhecimento sobre o processo e o funcionamento de uma instalação de compostagem local e adicionando composto ao seu solo para melhorar a produtividade da sua horta ou jardim e a resiliência climática”.

Refira-se que a “ICAW tem como principal objetivo “consciencializar os cidadãos sobre os benefícios do uso de composto e da reciclagem de resíduos alimentares para a sociedade, para o solo e para o meio ambiente”.

O tema deste ano, COMPOSTO… Campeão do Clima da Natureza, destaca o facto muito real de que “ainda podemos combater as alterações climáticas em vez de aceitá-las como um dado adquirido”.

Fotografia: DR/Lipor

Através da reciclagem de produtos orgânicos e do retorno do composto aos nossos solos, as emissões de gases com efeito de estufa podem ser reduzidas, proporcionando benefícios adicionais, incluindo a melhoria da saúde e da biodiversidade do solo, o aumento da produtividade agrícola, a melhoria da segurança alimentar e da qualidade da água”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

Citada em comunicado, Stefanie Siebert, diretora executiva da ECN reforça que “à medida que enfrentamos os desafios de um clima em rápida mudança, a compostagem surge como uma solução tangível e acessível que capacita indivíduos e comunidades a tomarem medidas significativas”.

A Semana Internacional de Consciencialização sobre a Compostagem serve como um catalisador para a mudança, inspirando ações coletivas para um futuro mais sustentável.” Encorajamos todo o público a participar na ICAW e a aprender mais sobre como a compostagem pode beneficiar as nossas comunidades e o ambiente”, acrescenta.

(Fotografia: DR/Lipor)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade