Procurar
Publicidade

Celorico de Basto coloca armadilhas para controlar vespa asiática

O município de Celorico de Basto está a cobrir o concelho com métodos de monitorização e armadilhas seletivas, com o objetivo de controlar a espécie invasora, a vespa velutina.

A colocação das armadilhas está a ser efetuada nas zonas mais urbanas do concelho.

Citado em comunicado, Domingos Teixeira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destacou que este é “mais um esforço para controlar a disseminação da vespa velutina, uma espécie que tem vindo a causar danos consideráveis sobretudo para as populações de abelhas, com a destruição massiva das colónias”.

O autarca assegura que “os mecanismos utilizados são cada vez mais eficientes no combate à espécie invasora e na proteção às espécies autóctones, mas também na proteção das nossas populações”.

Estas armadilhas seletivas estão a ser colocadas pelo gabinete técnico florestal do município, permitindo a cobertura integral das zonas urbanas.

 As armadilhas estão todas georreferenciadas com o objetivo de “podermos estudar de forma concreta em que locais do concelho é que esta espécie invasora prolifera com maior facilidade, que condições existem para a sua nidificação e como fazer para controlar o crescimento dos ninhos” disse Luís Sousa, do gabinete.

fotografia de destaque: DR/Câmara de Celorico de Basto

“A colocação das armadilhas nesta altura do ano está diretamente relacionada com a época de criação dos ninhos, que inicia na primavera e se prolonga até ao final do verão. As armadilhas são um chamariz para as rainhas evitando a construção dos ninhos”, frisou.

Ao longo dos anos, o município de Celorico de Basto tem vindo a estudar o comportamento desta espécie invasora para implementar medidas de controlo e prevenção como a remoção dos ninhos e colocação de armadilhas”, acrescentou ainda.

 

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade