Helena Morais, coordenadora da Escola de Santiago de Subarrifana, Penafiel, reconheceu que receber o 2.º prémio na modalidade de texto original é um orgulho para a escola, para os alunos, para a comunidade escolar e para o concelho.

“Estamos a falar de um concurso de âmbito nacional, constituído por várias modalidades que vão da Texto Original, Recomendação de Leitura, Crítica, Desenho, Olimpíadas da História e Teatro na Rádio, pelo que termos sido premiados acaba por ser um orgulho imenso e faz jus ao trabalho que fazemos nesta área, neste estabelecimento de ensino”, disse.
A coordenadora deste estabelecimento de ensino enalteceu, ainda, o trabalho dos representantes e dos pais que tornaram possível a deslocação a lisboa.
Helena Morais relembrou, ainda, que já no ano transato, a Escola de Santiago de Subarrifana foi contemplada com uma menção honrosa.

Refira-se que os premiados além da publicação do trabalho recebem cheques-livro, o mesmo acontecendo com os respetivos professores que recebem também cheques-livro.
O concurso prevê, também, a atribuição de menções honrosas, diplomas de participação, diplomas de coordenação pedagógica.
Saliente-se, também, que este concurso destina-se aos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário.
Ainda na categoria texto original, foram, também, distinguidos o Colégio Casa Mãe, situado em Paredes, que recebeu o primeiro prémio texto original, trabalhos coletivos, e o Colégio Nova Encosta, Paços de Ferreira, na modalidade texto original, ensino secundário.
Este colégio recebeu um primeiro e um segundo prémios.
(Fotografia de destaque: DR)