Segundo nota, este é um dos “eventos-âncora do Douro e representa muito mais do que uma simples celebração dos vinhos da região”. “É uma oportunidade única para conhecer um lado diferente do Douro e a personalidade única dos vinhos produzidos em cotas mais elevadas, entre os 500 e 700 metros de altitude”, diz ainda.
“Continuamos a apostar em mostrar ao mundo que o Douro também produz vinhos de excelência nas cotas mais altas, com grande qualidade e com uma personalidade única”, defende o presidente da Câmara Municipal da Alijó, José Paredes, citado no documento. Os vinhos dos Altos que nascem neste território expressam, segundo o Autarca, “a paixão dos seus produtores, que se reflete em cada garrafa”.
Na Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos vão estar presentes cerca de meia centena de produtores de vinho, de pequena, média e grande dimensão de vários pontos do concelho, assim como expositores de outros produtos emblemáticos de Alijó com sabores inigualáveis, como o Azeite, o Pão, a Bola de Carne, o Mel ou os Frutos Secos.
Este evento de entrada livre destaca-se pelas provas de vinhos e degustação de produtos locais gratuitas, que oferecem aos visitantes uma oportunidade única de aprofundar o seu conhecimento sobre aquilo que de melhor a região tem para oferecer.
Refira-se que o vasto programa de três dias inclui o Concurso Escolha de Imprensa que vai eleger os melhores vinhos da região, provas comentadas, degustação de produtos e petiscos locais, muita animação e concertos com Virgul (sexta), Jorge Palma (sábado) e os Galandum Galundaina (domingo), que irão atuar em conjunto com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, uma das mais antigas do país.
O recinto contará com uma zona de restauração própria, mas por todo o concelho irá decorrer a iniciativa “Fins-de-semana Gastronómicos”, em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, que oferece descontos aos visitantes em restaurantes e unidades de alojamento.