Antes do arranque das provas de atletismo que mobilizaram inúmeros atletas e clubes de vários pontos da região, decorreu o hastear das bandeiras, cerimónia que contou com os elementos da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e com a presença de várias associações locais.
O presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo de Sousa, enalteceu a forte adesão da comunidade, salientando que este evento desportivo é uma forma democrática de promover abril e os seus valores.
“Esta prova acaba por ser uma festa que envolve vários clubes e atletas, que tem vindo a crescer, e que é hoje uma referência e que tem vindo a ganhar visibilidade”, disse, enaltecendo a importância de assinalar a Revolução dos Cravos, momento histórico que marcou a entrega da democracia ao povo português.
O autarca recordou, ainda, que Portugal e o poder local saíram beneficiados com a Revolução de Abril, sendo que atualmente a atribuição de competências mudaram aquilo que é a realidade local das autarquias e das câmaras municipais que passaram a dispor de novas valências e ferramentas para intervir em áreas que antes estavam impedidas de intervir.
Já o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, realçou que foi com o 25 de abril é uma data marcante da história e da democracia nacional, que contribuiu para a implementação da democracia, para a mudança de regime no país.
“É uma data importante atual para ao regime atual, somos uma das quase 30 democracias plenas no mundo. Antes do 25 de abril não existia liberdade, vivíamos numa sociedade controlada, num país adiado. Ao fim de 50 anos, o país mudou substancialmente. Celebrar abril é nossa obrigação e importa transmitir este legado aos mais novos, o que representou esta data, os valores, os direitos e as conquistas”, disse, assumindo que é vital acarinhar a liberdade.
O autarca realçou que o poder local democrático é uma das conquistas de Abril.
“Foi um passo decisivo para promover mecanismos de aceleração das políticas nacionais e europeias não seriam aplicadas sem o poder local. O poder local democrático eleito, escrutinado é um mecanismo de aceleração de implementação de políticas, de aceleração de transformação. O poder local permite resolver de forma rápida os problemas que existem, com a certeza que haverá sempre novas necessidades”, expressou.
José Augusto, da KeMedo Team Associação Desportos em Natureza, que assinalou hoje dez anos de existência, enalteceu a importância desta prova e a visibilidade que esta tem hoje em Campo e Sobrado.
“As associações têm, também, um papel vital neste evento desportivo. Todos os lugares têm uma associação e são estas que mantêm este evento”, asseverou.
Daniela Santos, secretária da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, confirmou que este é uma data especial para Portugal, referindo que a autarquia tem feito um esforço significativo no sentido de assinalar esta data, envolver as associações e os agentes e atores locais.
“Pessoalmente valorizo este dia e este momento. Há um investimento considerável em manter as celebrações neste dia. As associações têm um papel fundamental nesta prova, assim como outros atores, empresas. Além do desporto, este evento permite celebrar a liberdade”, atalhou, sublinhando que compete à comunidade no seu todo dar contributos para garantir que os valores de Abril devem perdurar e serem permanentemente relembrados e comemorados.