No âmbito do programa será apresentado dia 24 de abril, no auditório municipal, o espetáculo “Cartas de Amor”, com Maria Elisa Domingues e Virgílio Castelo.
“Trata-se de uma história de amo entre duas pessoas que se corresponderam por dezenas de cartas, partilhando a sua paixão, a sua esperança, os seus sonhos e desilusões, as suas vitórias e as suas derrotas numa relação vivida separadamente, mas feliz”, refere o município.
No dia 25, às 10h00, realizar-se-á o hastear das bandeiras com a presença da banda de Lousada, junto aos paços do concelho.
Segue-se o descerramento de placa evocativa dos 50 anos do 25 de Abril, na Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, e de seguida, na Escadaria dos paços do concelho, será declamada a “Proclamação ao povo de Lousada pelo Dr. Abílio Moreira”, por Fernando Soares.
A sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de abril realizar-se-á pelas 10h30, nos paços do concelho.
A tarde será dedicada ao festival concelhio de folclore, no parque urbano Dr. Mário Fonseca.
No mesmo dia, entre as 14h00 e as 15h00, no núcleo de imprensa de Lousada, terá lugar a atividade “Abril pelas páginas do Jornal de Lousada”, onde será destacada a liberdade de imprensa e de expressão, folheando o jornal de Lousada e recordando limitações e aspirações.
Já no período noturno, decorrerá mais uma edição do Free Running, que contará com a participação especial de Eugénio Ruivo.
As iniciativas comemorativas terminam com o concerto do canto nono intitulado “A Força (O Poder) da Palavra – Um Canto a José Mário Branco”, no auditório municipal, partir das 21h30.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)