O Banco de Portugal esclarece que “se, após a introdução dos dados da transferência no homebanking do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de “em atualização”) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de software a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude”.
“ Durante esse período, o infrator pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos”, refere o Banco de Portugal na publicação que partilhou.
O Banco de Portugal avisa, ainda, para a necessidade de ler “sempre com atenção todos os detalhes que são apresentados na página de confirmação da transferência ou no SMS enviado pelo banco, antes de autorizar a operação”.
“Confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido”, avança esta instituição que declara que “em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte o seu banco de imediato, através dos canais habituais”.
Ainda de acordo com o Banco de Portugal se detetar que “realizou uma transferência em que possa ter sido vítima de fraude, informe também os órgãos de polícia criminal competentes (PSP, GNR ou PJ) ou o Ministério Público”.
“Se necessário, peça ao seu banco novas credenciais de acesso ao homebanking”, adinta a publicação que aconselha a aceder sempre ao “sítio de internet oficial do seu banco, digitando o endereço eletrónico (e nunca através de motores de busca) e verifique que o endereço começa por “https://” e que aparece um cadeado”.
“ Nunca clique em links desconhecidos, nem abra mensagens duvidosas. Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso ao homebanking ou às apps, ou códigos de autorização que o banco lhe envie para o telemóvel”, lê-se na publicação.
(Fotografia: DR/foto ilustrativa)