A presidente da AIJA, Rita Leal, destacou, em declarações ao Novum Canal, que a caminhada tem como ponto de encontro a Junta de Freguesia de Lordelo, tem uma extensão de cerca de sete quilómetros, com o percurso a privilegiar o Rio Ferreira, sendo objetivo deste evento angariar verbas para a instituição.
Rita Leal adiantou, numa alusão a este evento, que a instituição dá resposta numa área em que o concelho não dá respostas, mas defronta-se com dificuldades financeiras acrescidas, estando a aguardar um acordo com a Segurança Social e com a própria câmara municipal.
A responsável pela AIJA referiu, ainda, que a instituição tem de fazer um esforço acrescido para fazer receita para cobrir as despesas, nomeadamente, para pagar salários.
Falando, ainda, da caminhada, Rita Leal avançou que para já estão inscritos cerca de 200 pessoas, mostrando-se otimista que mais participantes venham, ainda, a proceder à inscrição, contribuindo para conferir visibilidade e notoriedade a este evento.
A responsável pela AIJA realçou, ainda, que em quatro anos de gestão à frente da instituição, a comunidade começa a conhecer melhor a associação, sendo que este evento tem, também, como objetivos aproximar a comunidade daquilo que são as suas atividades e os seus projetos.
Refira-se que a AIJA pretende, também, dar resposta às “necessidades das pessoas com incapacidade e potenciar ao máximo a qualidade das suas vidas, promovendo a sua autonomia e inclusão social, assim como, sensibilizar a comunidade para a temática da diversidade”.