Estes equipamentos foram disponibilizados aos clubes que têm atividade desportiva frequente nas suas instalações, Associação Desportiva de Ancede, Associação Desportiva de Baião, Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Gestaçô e a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro.
A autarquia destaca que resta ação contempla a “frequência de sete horas de formação para seis elementos identificados por cada associação, uma vez que o manuseamento só pode ser feito por cidadãos capacitados / certificados e nesse sentido o Município “patrocina” essa formação, assim como o custo com a manutenção anual dos equipamentos”.
O município refere que a “Associação Cultura e Recreativa do Gôve que tem também atividade desportiva frequente, terá igualmente oportunidade de receber esta formação, uma vez que os locais que utiliza para a prática estão equipados com o referido equipamento”.
Para além destas, em simultâneo, foi, também, adquirido mais um “desfibrilhador para equipar o Centro de Cyclin’ e o Centro Hípico, garantindo assim, o alargamento do programa nas infraestruturas de gestão municipal”.
A autarquia declara que recentemente foram feitas sessões de “reciclagem” com os colaboradores afetos às Infraestruturas, salientando que esta “medida reflete o compromisso com a saúde e a prevenção de emergências médicas durante a prática desportiva, tendo como prioridade a segurança e bem-estar dos cidadãos”.