Refira-se que a Seatrade Cruise Global termina esta quinta-feira no Miami Beach Convention Center (E.U.A)., sob o tema “A Evolução do Cruzeiro” e, para além dos portos portugueses com atividade de cruzeiros, estiveram ainda representados no Stand de Portugal diversos agentes económicos como Agentes de Viagens, Estaleiros Navais, Serviços Marítimos, Agentes de Navegação, entre outros parceiros.
“A participação da Cruise Portugal e em particular a participação do Porto de Leixões na Seatrade Cruise Global tem como objetivo principal reforçar o posicionamento de Portugal e dos seus destinos na rota mundial do turismo de cruzeiros e dar a conhecer ações e projetos em curso no âmbito da indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade. Será o local privilegiado para promover a atividade no Porto de Leixões e o ‘Porto Cruise Terminal’ junto dos principais ‘players’ mundiais do setor. São esperados mais de 10 mil profissionais de cruzeiros de mais de 120 países, com mais de 600 expositores de diversos setores, e mais de 80 linhas de cruzeiro”, adiantou fonte do Porto de Leixões.
Recorde-se que 2023 foi um ano excecional para a atividade de cruzeiros nos portos portugueses, tendo o Porto de Leixões “atingido valores nunca vistos com a receção a 116 escalas de navios de cruzeiro e quase 149.000 passageiros, o que representou um crescimento de 37% face ao ano anterior”.
Já para este ano de 2024, a tendência de crescimento irá manter-se em cerca de 40%, prevendo-se “um excelente ano para o Porto de Leixões na sua afirmação internacional como um porto de cruzeiros”.