A formação teve como objetivos dotar os voluntários de competências e instrumentos na área das manobras de Suporte Básico de Vida.
O presidente da Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo, José Manuel Oliveira, relevou, em declarações ao Novum Canal, a importância destes voluntários serem dotados de conhecimentos, ferramentas e instrumentos que lhes permitam atuar numa emergência.
O responsável da Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo manifestou, ainda, o desejo destas ações serem disseminadas pela comunidade, dando a possibilidade de outros cidadãos auferirem destes conhecimentos.
“É nosso objetivo formar mais cidadãos. É fundamental que a sociedade esteja preparada para intervir sempre que confrontadas com emergências”, expressou, salientando que o objetivo uma próxima fase é chegar aos restantes voluntários da Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo e aos parceiros da Liga.
“Estamos a falar de ferramentas vitais que podem fazer a diferença e todos os minutos contam”, declarou.
Goteri Almeida, voluntária da Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo, enalteceu, igualmente, a importância destas sessões.
“É importante estarmos dotados de conhecimentos e técnicas que nos permitam agir quando somos confrontados com situações mais difíceis. Tendo conhecimentos, torna-se mais fácil intervir numa emergência”, frisou, reconhecendo que a disseminação destes conhecimentos e técnicas é uma mais-valia que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Daniela Oliveira, vereadora com o pelouro da saúde da Câmara de Penafiel, parabenizou a Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo pela realização desta formação aos seus voluntários.
“É uma ação vital e pode ajudar a salvar vidas. Urge apostar na literacia em saúde. Aas organizações devem apostar neste tipo de formação, pois estas situações podem surgir em qualquer momento”, precisou, reconhecendo que é propósito da autarquia, em articulação com outros atores e agentes, alargar estas ações.
“Iniciamos um protocolo com a Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe, para fazer chegar às escolas estas técnicas, mas queremos alargar aos colaboradores da câmara”, avançou.
Filipe Serralva, médico de emergência médica, enalteceu a parceria entre a ANESC, a Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo e o município de Penafiel, salientando que esta ação de envolver os voluntários da Liga representa a vontade da sociedade civil de intervir na área da saúde.
“Temos de contar com a ajuda eficaz destes voluntários que estão perto dos doentes e que podem numa situação mais difícil salvar vidas”, expressou, enaltecendo a entrega destes voluntários pelos outros.
“O nosso objetivo é que toda a sociedade seja formada em SBV e que este seja uma estratégia social de sobrevivência e cidadania. Queremos que quem estiver ao nosso lado consiga agir numa situação de emergência e isso é uma estratégia social. Se todos treinarmos e estivermos dotados de conhecimentos teremos mais força como comunidade”, afirmou.