Segundo o divulgado, “este projeto teve início em 2022, tendo como objetivo principal a proteção da natureza. Este surgiu do interesse manifestado pelas crianças, que nas visitas ao meio, para além de observarem os fenómenos aí ocorridos, também constataram a existência de bastante poluição. Sensibilizados para esta problemática decidiram então que queriam tornar-se Guardiões da Natureza”.
Assim, desde então, “muitas têm sido as dinâmicas criadas. No ano anterior, realizaram-se atividades de sensibilização junto da comunidade educativa (criação de mensagens, distribuição das mesmas junto de toda a comunidade educativa, criação da marcha, ações de rua junto da população local, recolha e separação de lixos no meio ambiente, trabalhos relacionados com reciclagem e reutilização de materiais)”.
No presente ano letivo, de acordo com os interesses do grupo, “o projeto mantém-se, mas agora com a designação de Super Guardiões da Natureza com poderes de Unicórnio (designação escolhida pelas crianças). Muitas têm sido as atividades realizadas mantendo os Guardiões sempre em ação… muita tem sido a colaboração dos Encarregados de Educação, dando o seu contributo na construção de materiais reutilizáveis: casas para os passarinhos, hotéis para as abelhas, formigueiros, jardins, jardineiras com flores para as abelhas e borboletas, mantas de trapos… que se encontram agora neste espaço, no exterior da Escola Básica de Pinheiro”.
Este espaço tornou-se agora um espaço lúdico e pedagógico onde as crianças podem aprender, explorar e proteger a natureza, ou simplesmente brincar livremente.
Na inauguração deste espaço, “a primeira árvore teve a sua história ‘Já olhaste para uma flor?’ (muitas mais árvores irão contar histórias, olhar para as flores, escutar segredos…). Os Guardiões, equipados a rigor, apresentaram o seu hino e a comunidade educativa esteve presente”.
Refira-se que “este será sempre um espaço em construção, onde sonhar é permitido…pois, uma escola que sonha é uma escola que vive”.