Procurar
Publicidade

AEP apresenta projeto Acelerar o Norte

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Associação Empresarial de Portugal (AEP) , a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Associação da Economia Digital Portugal (ACEPI), em parceria com a Associação Empresarial de Penafiel, apresentam, no dia 24 de abril, à comunidade empresarial da região, o projeto Acelerar o Norte, iniciativa  que apoia os empresários do norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.

O encontro irá decorrer nas instalações da Associação Empresarial de Penafiel e insere-se no roadshow para a “digitalização do norte” e tem como objetivo mostrar que a “digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno”.

O programa da sessão conta com a apresentação do projeto “Acelerar o Norte e de casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios”.

As quatro entidades, que formam o consórcio que gere o Acelerar o Norte, destacam que “em 2023, o número de portugueses que fez compras online duplicou”.

“60% da população contribuiu para os cerca de dez mil milhões de euros gastos na aquisição de produtos ou serviços através da internet”, adianta a AEP

“Números que, por si só, justificam a importância da existência deste projeto para a comunidade empresarial da região Norte”, refere a associação.

Refira-se que a “CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital”.

O projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, tem como objetivo “aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital”.

Fotografia: DR

O projeto, que estima abranger mais de “50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos”.

“Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital”, refere o comunicado que nos foi enviado.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai “disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação”.

O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela “Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital”.

Programa

15h00 – João Begonha, Secretário-Geral da Associação Empresarial de Penafiel

15h15 – Projeto Acelerar o Norte

Nuno Camilo, diretor do Projeto

15h30 – Transição digital: ferramentas de gestão

Elisabete Parodi, especialista na área

16h00 – O meu negócio: digitalizar rima com ganhar

Rita Pinto, Empresária da Gota Wines

Filipa Machado, Empresária da LARIS by Santos Machado

Tiago Moreira, Chefe Operacional de Lojas da Quinta da Aveleda

Elisabete Parodi, especialista na área

16h40 – E a seguir, qual o caminho? Perguntas e respostas

Francisco Salgueirinho Moreira, gestor territorial e de capacitação do projeto

17h00 – Encerramento

Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade