Penafiel atribui cartão de saúde sénior

final esta sim 1 30 | NOVUM CANAL
 O município de Penafiel vai investir na saúde da população sénior, com a atribuição de seguros de saúde a munícipes com mais de 65 anos, que sejam, simultaneamente, residentes no concelho há pelo menos 2 anos e beneficiários do Complemento Solidário do Idoso (CSI).

 A autarquia destaca que “numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta um grande desafio, sendo notórias as dificuldades diárias que as pessoas enfrentam para aceder aos cuidados de saúde, não poderia ficar indiferente a uma situação que atinge em especial os mais idosos e os mais desprotegidos”.

 O município prevê que, numa primeira fase, beneficiem desse plano cerca de “1000 idosos que terão acesso a uma rede convencionada de cuidados de saúde, nomeadamente aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação, com consultas médicas de clínica geral, exames, tratamentos, cirurgias, internamentos, entre outros serviços e despesas médicas”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, destaca que “esta é uma medida muito importante de apoio social e para mim de uma grande pertinência, porque se destina aos mais desprotegidos e idosos que se encontram numa fase da sua vida em que precisam de todo o apoio possível em termos de saúde”.

“Trata-se de uma promessa eleitoral à nossa população e quem me conhece sabe que só prometemos o que podemos cumprir e que não descansamos até o fazer. É assim com satisfação, orgulho e sentido de dever cumprido que avançamos com esta medida tão importante para os nossos idosos”, refere o autarca.

 O município declara que “estes atos e/ou serviços serão prestados a preços convencionados, seja por motivo de acidente ou doença, dentro da rede de médicos, clínicas, hospitais e Centros de Meios Complementares de Diagnóstico”, salientando que “as despesas médicas abrangidas são as relacionadas com hospitalização, consultas, exames auxiliares de diagnóstico, tratamentos e atos médicos estomatológicos”.

 Serão, ainda, disponibilizados “descontos diretos e serviços complementares na área da saúde e lazer, tais como: Acupunctura, Estética, Genética, Ginásios, Health Clubs, Termas e SPA, Homeopatia, Nutrição, Osteopatia, Parafarmácias, Podologia, Psicologia, Quirioprática, Shiatsu, Talassoterapia, Terapia da Fala e Higiene Oral”.

Através desta rede de rede de bem-estar é também garantido aos “idosos acesso a rede de óticas, descontos em aros para óculos, lentes para óculos e lentes de contacto”.

(Fotografia: DR/Câmara de Penafiel)