Procurar
Publicidade

Campanha “Cinto-me Vivo” regista 24,8 mil infrações

A Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), que decorreu entre os dias 5 e 11 abril, fiscalizou 60,1 mil veículos, sendo que 4,5 milhões de veículos foram em controlo de velocidade por radar, 4,3 milhões dos quais pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.

Do total de 4,5 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 24,8 mil infrações, sendo que nesta campanha, registaram-se “2.543 acidentes, de que resultaram seis vítimas mortais, 47 feridos graves e 750 feridos leves”.

As autoridades destacam que “relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 44 acidentes, menos 10 vítimas mortais, menos 9 feridos graves e menos 54 feridos leves”.

As seis vítimas mortais, quatro são do género masculino e duas do género feminino, e tinham idades compreendidas entre os 46 e os 75 anos.

As autoridades avançam, ainda, que “os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Bragança, Porto (dois), Castelo Branco e Lisboa”, sendo que estes acidentes consistiram em duas colisões (envolvendo dois veículos ligeiros, um motociclo e um veículo agrícola) e três despistes (envolvendo dois veículos ligeiros e um motociclo).

Os acidentes ocorreram em “dois arruamentos, um autoestrada, um  estrada nacional e um em via de outro tipo”.

Esta operação teve como objetivo alertar “condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança”.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, a campanha foi divulgada nos meios digitais, nos Painéis de Mensagem Variável e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Albergaria-a-Velha, Leiria, Santarém, Setúbal e Viseu. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Na campanha “Cinto-me vivo” foram sensibilizados 671 condutores e passageiros.

(Fotografia de destaque: DR/GNR/foto ilustrativa)

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade