Sérgio Moreira, organizador da SwimRun Tâmega 2024, destacou, em declarações ao jornalista, que a edição deste ano conta já 47 atletas inscritos internacionais e nove nacionalidades.
“Estamos em franca expansão relativamente ao ano passado, acredito que irão surgir muitos mais e com esta dinâmica de sermos “merit race” estarmos a cativar muito atletas. Infelizmente a nossa massa crítica ainda é pequena e não nos podemos comparamos a outros países. Os atletas que fazem o circuito nacional vêm ao Tâmega, e estou expetante que as inscrições possam ainda aumentar”, expressou, salientando que a prova conta com a colaboração do swimrun França e circuito ÖTILLÖ.
Sérgio Moreira realçou que esta prova além da vertente competitiva é um veículo para promover a região do Tâmega e Sousa, que tem paisagens, itinerários e percursos únicos.
“O Tâmega é único. Estivemos durante anos de costas voltados para o Tâmega,, mas conheço outras provas internacionais e sei que o Tâmega é único nas suas paisagens, percursos e itinerários”, expressou, salientando que beleza do Tâmega supera todas as expetativas, tem potencial para promover o gastronomia, o seu património natural e cultural, assim como o turismo.
Sérgio Moreira frisou, ainda, que “O swimrun engloba corrida e natação com várias transições, sem mudar de equipamento, nadando e correndo ao longo das margens do rio Tâmega”, disse, sublinhando que esta prova assenta em quatro pilares a natureza, não causa danos ambientais, integridade para todos, é direcionado para os kids dos quatro aos 90 anos e envolve a comunidade.
“Temos trabalhado com o BTT, o clube de canoagem, de triatlo do Paredes Aventura e outros atores e isso tem-nos permitir estreitar sinergias promover um evento único, envolvendo a gastronomia, as unidades de restauração, as quintas, sendo esta uma corrida em linha que tem inúmeras potencialidades”, sublinhando que faltam apoios.
“Esta prova tem imenso potencial a nível internacional. Temos feito todo um trabalho de divulgação para promover este evento”, frisou.
A presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, enfatizou a importância desta prova para promover o município, as suas potencialidades, mas, também, o turismo.
“Tivemos cerca de 150 atletas no ano passado, este ano teremos a possibilidade de termos outros países, uma vez que confere pontos para o campeonato do mundo. Ganha o Marco de Canaveses, Penafiel e enquadra-se naquilo que é estratégia do município para potenciar os desportos náuticos”, expressou.
O SwimRun Tâmega é composto por três percursos distintos e desafiadores integrando uma distância Standard com uma distância total 30.400 metros, sendo que a prova de natação tem 3.250 metros e a corrida 27.150 metros
O percurso Sprint, formato individual tem uma distância total de 16.400 metros, sendo que a natação integra uma distância de 2.750 metros.
A maratona tem uma distância total de 42.400 metros, sendo que natação tem um percurso 5.250 metros e corrida de 37.150 metros.