EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Alunos do Colégio de Bairros descodificam ADN da Mata de Vilar

Alunos do 8.º ano do Colégio S. José de Bairros, vestiram o papel de um investigador e vieram visitar esta floresta em busca do seu código genético.

A autarquia de Lousada destaca que “após a sessão teórica que decorreu no auditório do Centro Interpretativo da Mata de Vilar, os alunos partiram para o terreno, recolhendo amostras de solo que permitiram descobrir que animais vivem nos diferentes habitats desta floresta, desde zonas de floresta mais densa, clareiras, zonas húmidas e ainda espaços com presença de madeira morta”.

O município recorda que “através da comparação das sequências de ADN dos animais e uma base de dados de ADN Ambiental, os alunos conseguiram identificar as várias espécies existentes, bem como aprender um pouco mais sobre cada espécie”.

Refira-se que a atividade “O Segredo do ADN da Mata de Vilar” foi desenvolvida no âmbito do projeto Biodiversity Genomics Europe (BGE) através da Associação BIOPOLIS/CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado da Universidade do Porto), do qual o Município de Lousada é parceiro”.

Fotografia: DR/Câmara de Lousada/Facebook

O município relembra, ainda, que o “ADN é o apelido curto para ácido desoxirribonucleico, que constitui a informação genética dentro das células do corpo que fazem com que cada indivíduo seja exatamente como ele é: seja uma pessoa, uma planta ou um animal”.

“ Mais recentemente biólogos e cientistas desenvolveram um outro método para descobrir que animais e plantas vivem ou passaram em determinado local: O ADN ambiental”, salienta, sublinhando que foi com o mote da descoberta do que é o ADN Ambiental e particularmente que animais vivem na Mata de Vilar que os alunos do 8.º ano do Colégio S. José de Bairros visitaram esta floresta em busca do seu código genético.

(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Lousada/Facebook)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade