O Conselho Local de Ação Social de Lamego (CLAS), presidido por Catarina Ribeiro, vice-presidente da Câmara Municipal lamecense, reuniu na passada quinta-feira, tendo designado a Obra Kolping Portugal “como entidade coordenadora local de parceria para o CLDS-5G Lamego, enquanto instrumento de intervenção ao nível das problemáticas do desemprego, da pobreza, envelhecimento e exclusão social”.
Refira-se que os CLDS 5G pretendem “reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza em Portugal, encarando o território como uma dimensão essencial para a sua concretização”, sendo que “vão concentrar as intervenções nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas”.
Durante a reunião, foi ainda feita a apresentação pública do Balcão de Habitação e Energia do Município de Lamego, “resultante de um protocolo de colaboração firmado com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Este serviço apoia os lamecenses no esclarecimento sobre a oferta habitacional que mais se adequa ao seu perfil e presta toda a informação que precisam para comprar, arrendar ou gerir os atos de consumo nas suas habitações”.
Entre outros assuntos, os membros do CLAS também fizeram a apreciação da candidatura com vista à remodelação da cozinha destinada ao Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Santa Casa da Misericórdia de Lamego.