O Município de Lamego está a promover uma Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia com o objetivo “de diminuir o abandono animal e evitar a sua reprodução descontrolada”, como revelou a autarquia lamecense.
A iniciativa abrange os animais esterilizados entre 1 de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024, sendo esta uma medida “inserida no Regulamento Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal e Controlo Reprodutivo de Lamego, que se aplica a cães e gatos de companhia cujos tutores residam no concelho”.
O Regulamento Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal e Controlo Reprodutivo prevê uma “comparticipação de 72 euros para esterilização de cadelas, 40 euros para esterilização de cães, 46 euros para esterilização de gatas e 20 euros para esterilização de gatos”.
Segundo revelou a Câmara Municipal, “os munícipes que pretendam beneficiar deste apoio devem apresentar a sua candidatura, preenchendo e enviando o formulário, para o e-mail parque.biologico@cm-lamego.pt. A candidatura deve ser apresentada com os seguintes documentos: fatura associada à esterilização (c/ indicação do n.º do microchip); declaração de esterilização; comprovativo de residência e comprovativo de IBAN”.