A autarquia destaca que “num contexto de dificuldades económicas, as famílias deixam, muitas vezes, de ter capacidade para garantir bens e serviços de primeira necessidade aos seus animais, nomeadamente os tratamentos médico-veterinários”.
“Para o crescimento do abandono animal muito contribuem as dificuldades económicas”, refere o município que salienta que a “prestação de cuidados veterinários gratuitos depende de uma candidatura municipal, através do preenchimento de um formulário e envio dos documentos solicitados para o endereço parque.biologico@cm-lamego.pt”.
A Câmara de Lamego adianta que para efetuar a candidatura são necessários os seguintes documentos “última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação; fotocópia do BI ou cartão de cidadão; comprovativo de residência; comprovativo de IBAN e fatura associada à despesa veterinária”.
Refira-se que o “Plano de Bem-Estar Animal do Município de Lamego tem em vigor um conjunto de iniciativas que visa apoiar as famílias mais desfavorecidas para que possam assegurar os cuidados de saúde aos seus animais, combater o abandono e promover a adoção responsável”.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Lamego)