Destaque, ainda, para o valonguense Roberto Ferreira, do Guilhabreu MTB, que foi terceiro na elite e fechou o pódio a mais 1m07s do vencedor Mário Costa.
Diogo Neves, também do Guilhabreu MTB, foi segundo, a 22 segundos do vencedor.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que “Joana Monteiro venceu destacadamente a corrida feminina de elite”, tendo terminado com “1m05s de vantagem sobre Raquel Queirós (BH Coloma Team)”.
Ana Santos (Guilhabreu MTB Team) terminou na terceira posição a 2m47s.
Na categoria de sub-23, Ana Santos e Diogo Neves foram os melhores.
Nos juniores, “Alejandro García (Academia Postal/Abanca/Maceda) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB)”, venceram, enquanto Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB Team) e Beatriz Rodrigues (Triumtermica/Águias de Alpiarça), fora os melhores nos cadetes.
Nos masters 30, Luís Moura (Saertex Portugal/Edaetech) e Ana Machado (ACDL Team) não deram hipóteses aos adversários mais diretos.
Ainda nos masters 40, Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) arrecadou o primeiro lugar.
Nos masters 50, o destaque foi para António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e no master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team) levou a melhor.
O melhor paraciclista foi Ricardo Mendes (Clube de Ciclismo de Vila Flor).
A melhor equipa foi o Guilhabreu MTB Team.
A terceira prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se no dia 28 de abril, em Lousada.
Antes disso vai disputar-se a Super Cup XCO, em Ansião, no próximo domingo, e o XCO Internacional de Vila Franca do Lima, dia 25 de abril.
(Fotografia de destaque DR/Rompe Trilhos / AJPCar/Facebook)