O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 3-1, selando, dessa forma, a presença na final do Jamor, agendada para o dia 26 de maio, onde ir+a defrontar o Sporting.
Depois de duas partidas sem vencer, Sérgio Conceição efetuou seis alterações em relação ao último jogo diante o Famalicão, nomeadamente Cláudio Ramos, João Mário, Pepe, Alan Varela, Galeno e Taremi que entraram para o lugar de Diogo Costa, Jorge Sánchez, Zé Pedro, Marko Grujic, Iván Jaime e Evanilson.
Os dragões traziam uma vantagem mínima do jogo da primeira mão disputada no D. Afonso Henriques, e logo aos 59 segundos, os vimaranenses marcaram e restabeleceram a igualdade na eliminatória.
Num lançamento lateral na direita por Jota Silva, Jorge Fernandes ganhou de cabeça a Wendell ao primeiro poste, Nélson Oliveira antecipou-se a Pepe à entrada da pequena área e Afonso Freitas desviou para o fundo da baliza. Uma entrada de sonho para os minhotos,
Mas aos 22 minutos, Francisco Conceição foi travado em falta por Charles dentro da área e após ser avisado pelo VAR, Artur Soares Dias assinalou grande penalidade, que viria a ser convertida por Taremi no empate.
Já em cima do tempo de descanso, aos 45+5, o FC Porto deu a volta ao resultado com um golo assiando por Francisco Conceição.
No segundo tempo, a toada foi a mesma e os dragões ampliaram a vantagem no encontro aos 75 minutos.
Romário Baró recuperou a bola e fez uma assistência para Pepê, que bateu Charles e praticamente sentenciou a eliminatória.
Assim, na final da Taça de Portugal, agendada para 26 de maio, o FC Porto, que tem 19 troféus na competição, vai defrontar o Sporting, que afastou o Benfica na outra meia final.