A autarquia cinfanense destaca que “no mesmo concurso, Gonçalo Silva, da freguesia de Moimenta, foi premiado, em trombone, na sua categoria, com uma menção honrosa”.
Ambos os premiados são alunos da Academia de Música de Castelo de Paiva.
Refira-se que o 10.º Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho tem como objetivos “ser um projeto multifacetado, contribuindo para o gosto pela música e pela sua prática, proporcionando aos alunos mais jovens oportunidades de divulgação do seu trabalho”.
São, também, propósitos deste concurso “incentivar novos talentos musicais e dignificar o sistema educativo e a música em geral”.
Com esta iniciativa pretende-se, ainda, “proporcionar o convívio musical entre as faixas etárias mais jovens; proporcionar experiências criativas ao nível artístico para o público mais jovem; permitir um enriquecimento artístico e técnico a jovens que se dedicam ao estudo da música e dinamizar cultural e musicalmente a região”.
Este concurso visa, ainda, fomentar o “conceito de cidadania, através do respeito pela diversidade cultural e artística, promover o intercâmbio cultural entre instituições vocacionadas para o ensino da música em Portugal e no estrangeiro e favorecer o contacto entre docentes e discentes de diferentes instituições, permitindo o alargamento de horizontes e mentalidades”.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Cinfães/Facebook)