Durante este mês serão exibidos quatro filmes, quatro sextas-feiras, duas celebrações com dois filmes: O Dia da Terra e o 25 de Abril.
Assim, esta sexta-feira, será exibido o filme “A Zona de Interesse, a vida tranquila de Rudolf Höss”, nomeado para os Óscares de Melhor Filme e Melhor Realizador, tendo conquistado o óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Dia 12 deste mês, o destaque vai para “Pobres Criaturas”, realizado pelo grego Yorgos Lanthimos que nesta obra divide as opiniões.
Refira-se que este último filme venceu o Festival de Veneza 2023 – Leão de Ouro e para os Óscares deste ano teve 11 nomeações.
Dia 19, destaque vai para “Os Excluídos”, filme de Alexander Payne. Óscares 2024 com nomeação para melhor filme, e melhor ator com Paul Giamatti.
Alexander Payne realizou, entre outros, “As Confissões de Schmidt”, “Sideways”, “Os Descendentes”.
Dia 26 será exibida a obra “May December: Segredos de Um Escândalo”, de Todd Haynes, com ver Natalie Portman e Julianne Moore.
No âmbito do Dia Mundial da Terra será apresentado “ A Flor do Buriti”, filme de João Salaviza e Renée Nader Messora.
Para assinalar o dia 25 de Abril, o Cineclube de Amarante selecionou a obra “Brandos Costumes” de Alberto Seixas Santos com argumento do próprio e de Luiza Neto Jorge e Nuno Júdice.
“Filme que começou a ser produzido em 1972 e rodado em 1974 e estreado em 1975. Um marco do cinema português. Ao longo deste ano propomo-nos celebrar os 50 anos de 25 de Abril com Os filmes de Abril, em cópias digitalizadas pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema”, refere o Cineclube de Amarante.
(Fotografia: DR/Cineclube Amarante/Facebook)