No ranking da Taça de Portugal, Dimas Mota assumiu a liderança, com 110 pontos, os mesmos pontos de Guilherme Ribeiro (Paredes/Fortunna).
A terceira posição é ocupada por Simão Pedrosa, com 95 pontos.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que a prova decorreu inserida no GP Grândola – 50 anos 25 abril, teve uma extensão de 83,4 quilómetros, com a primeira fuga a acontecer “ao quilómetro 49, protagonizada por Augusto Patrício (Cantanhede Cycling/VESAM/RRMP), Duarte Costa (Centro Ciclismo de Loulé/Matdiver/Golfejar), Gonçalo Valente (LA Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos), Lucas Castro (Alenquer/G.D.M./Anipura) e Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta)”.
A federação declara que “com 48 quilómetros percorridos, restavam apenas Duarte Costa, Simão Pedrosa e Lucas Castro, a 30 segundos de um grupo de quatro ciclistas e a 1m10s do pelotão”, sendo que o “grupo intermédio foi alcançado ao quilómetro 52 e a fuga ao quilómetro 60”.
“Seguiu-se novo ataque, desta feita protagonizado por Dimas Mota e Diogo Sousa, mas a movimentação decisiva aconteceu ao quilómetro 79”, refere a estrutura que gere o ciclismo nacional que adianta que “Dimas Mota impôs o ritmo e isolou-se na frente da corrida, acabando por cortar a meta destacado, ao fim de 1h03m43s”
O ciclista chegou com “56 segundos de vantagem sobre Diogo Sousa e um minuto sobre Afonso Monte (Academia Efapel Ciclismo), que liderou um grupo de oito ciclistas”.
Entre as equipas, lidera a LA Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos.
A Taça de Portugal de Cadetes tem final agendado para o fim de semana de 25 e 26 de maio, datas das terceira e quarta provas da competição, que irão decorrer em Fafe e em Anadia, respetivamente.
(Fotografia de destaque: DR/Paredes/Fortunna/Facebook)