Procurar
Publicidade

Celorico de Basto homenageou o Capitão de Abril Rodrigo Castro

Rodrigo Sousa Castro, natural de Celorico de Basto e um dos Capitães de Abril “com um papel crucial nos acontecimentos do 25 de abril de 1974”, foi homenageado pela autarquia.

 

O Coronel Sousa Castro, figura importante de um dos momentos mais marcantes da história contemporânea de Portugal, voltou à sua terra natal onde esteve presente numa iniciativa realizada pelo Centro de Formação de Basto. O evento reuniu cinco autores numa conferência dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, onde se refletiu sobre o significado e o legado deste marco histórico para a democracia portuguesa, refere nota do município.

À margem da conferência, o presidente da autarquia, José Peixoto Lima, teve a oportunidade de expressar a sua gratidão e reconhecimento ao Capitão Sousa e Castro, oferecendo-lhe uma pintura realizada pela artista plástica Mafalda Rocha, autora da coleção “Os Rostos da Democracia”. Esta obra de arte, que retrata o rosto do Capitão de Abril natural de Celorico de Basto, faz agora “parte do catálogo desta coleção e irá perpetuar a memória e o legado deste herói nacional”.

Rodrigo Sousa Castro deixou o seu agradecimento ao município e referiu que “esta não é uma homenagem a um indivíduo, mas sim a um grupo de pessoas e às suas famílias que fizeram sacrifícios para a conquista da liberdade”.

Para o presidente da câmara, “a homenagem prestada ao Capitão Sousa e Castro é um tributo merecido a um homem cujo compromisso e coragem foram fundamentais para a consolidação dos valores democráticos em Portugal”. “O seu exemplo continua a inspirar gerações, recordando-nos sempre da importância da liberdade, da justiça e da democracia”, acrescenta, citado em nota. “O município de Celorico de Basto sente-se honrado por poder prestar esta homenagem ao Capitão Sousa e Castro e orgulha-se em contribuir para preservar a memória dos heróis que tornaram possível a conquista dos direitos e liberdades que hoje desfrutamos”, concluiu.

Refira-se que este acontecimento marcou o arranque da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Celorico de Basto.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade