EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Carta Educativa abre “guerra” entre PSD e PS de Castelo de Paiva

Carta Educativa Municipal de Castelo de Paiva está a originar troca de argumentos entre o PSD e o PS local.

O PS e o PSD de Castelo de Paiva emitiram comunicados a propósito da Carta Educativa Municipal daquele concelho e com opiniões muito diferentes. 

Para os socialistas, “José Rocha e o PSD querem fechar todas as escolas em Bairros, Fornos, Paraíso, Pedorido, Raiva, Real e São Martinho, encerrando ainda o Agrupamento do Couto Mineiro do Pejão”. 

Uma versão que é desmentida pelos social-democratas, que afirmam ser “mentira que o PSD e o executivo municipal queira fechar escolas ou queira abandonar as freguesias e convém lembrar que em 2011 o executivo socialista tentou fazer um polo escolar junto a EB2/3 do Couto Mineiro e assim fechar todas as EB1 na freguesia da Raiva, de Pedorido e do Paraíso”. 

Já no que diz respeito à Carta Educativa, o PS, sublinha que “foi com grande surpresa e preocupação que o Partido Socialista tomou conhecimento do conteúdo e das propostas da nova Carta Educativa Municipal para Castelo de Paiva. Recorde-se que este documento estratégico e de planeamento para a Educação, que tem um custo de mais de 35 mil euros para o Município, define, entre outras matérias, a (desastrosa) política do Executivo em permanência de José Rocha e do PSD para a implementação da rede de Escolas no Concelho, durante os próximos anos”. 

O PS afirma ainda que “quanto se aplicam, – e bem, por este Executivo Municipal recursos financeiros e logísticos públicos, envolvendo Juntas e Assembleias de Freguesia para continuar a defender a desagregação e a reposição das 9 freguesias do Concelho, assistimos agora, por incrível, absurdo e incoerente que seja, o mesmo Executivo Municipal do PSD a pagar mais de 35 mil euros para fechar todas escolas em 6 freguesias do Concelho (Bairros, Fornos, Paraíso, Pedorido, Raiva, Real e São Martinho)”. 

Fotografia: Arquivo Novum Canal (greve professores)

Por seu turno, o PSD aponta: “A revisão da carta educativa foi um processo claro e abrangente, contou com o contributo de vários intervenientes, políticos de todos os partidos e movimentos e dos vários intervenientes da comunidade educativa, num processo com uma transparência sem precedentes. A revisão da carta educativa, é um processo sério, mas cuja revisão o partido socialista nunca quis assumir, por isso é que a carta educativa já estava caducada há mais de 7 anos. A revisão da carta educativa é necessária para que a educação em Castelo de Paiva tenha a atenção que merece e o planeamento necessário”. 

Na nota dos socialistas, é referido que “José Rocha e o PSD com esta Carta Educativa estão a escancarar a liquidação das escolas, a desistir e hipotecar o futuro do Concelho e da Freguesias. Ao invés de uma estratégia ambiciosa para estimular a fixação e atração dos jovens e das famílias em todo o Concelho, José Rocha e o PSD estão a optar por empurrar para fora o melhor que temos, as pessoas e os nossos jovens”. 

Mais uma vez o PSD desmente esta versão, sublinhando: “A educação, mais do que números, é feita de uma comunidade educativa com crianças e jovens a quem temos a obrigação de proporcionar uma educação de excelência! Para nós o que conta são as pessoas! Mais do que falar é preciso fazer, por isso o atual executivo liderado por José Rocha já melhorou as condições em várias escolas do concelho. É mentira que este executivo queira fechar escolas, uma vez que faz tudo o que está ao seu alcance para não se fecharem escolas, como aconteceu na preparação do ano letivo 2024/25 em que comunicou à DGEST a necessidade de não fechar a EB1 de casal da renda, no Paraíso e a EB1 da Póvoa”. 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade