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Mercadona aumenta volume de compras a fornecedores nacionais

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Do peixe comprado diariamente em lotas nacionais, ao azeite 100% português, a Mercadona procura os melhores fornecedores especialistas, de Norte a Sul até às ilhas, promovendo a exportação e permitindo um crescimento partilhado e sustentável. Desde 2019, ano em que a Mercadona abriu o seu primeiro supermercado em Portugal, o volume de compras foi crescendo, a par com o projeto, passando dos 217 milhões de euros, nesse mesmo ano, para os 1.178 milhões de euros em 2023. 

A Mercadona, empresa de supermercados, continua a crescer em Portugal e a reforçar, ano após ano, o volume de compras a fornecedores nacionais e a sua aposta no setor primário português, tendo aumentado 49% em 2023 face a 2022. Nesse mesmo ano, a empresa, que conta já com 49 lojas em território nacional, comprou cerca de 1.178 milhões de euros a 1.000 fornecedores comerciais e de serviços, um valor que aumentará em 2024 com a abertura de mais 11 supermercados em Portugal, chegando a dois novos distritos: Guarda, já no próximo dia 16 de maio, e Évora, em outubro. 

As compras da Mercadona a fornecedores portugueses, comerciais e de serviços, têm vindo a aumentar progressivamente desde 2019, altura em que a empresa abriu as primeiras lojas. Desde então, a Mercadona passou de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.178 milhões de euros.  

Imagem: Mercadona

Com o objetivo de oferecer os produtos mais frescos e com a máxima qualidade aos “Chefes” (clientes), a Mercadona mantem-se fiel ao seu compromisso de desenvolvimento de uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, apostando no setor primário português e desenvolvendo com os seus fornecedores relações estáveis, de compromisso e a longo prazo, permitindo um crescimento sustentável para todos os elos da cadeia. 

Do peixe comprado diariamente em lotas nacionais, ao azeite 100% português ou à pera rocha do Oeste, a empresa procura os melhores fornecedores especialistas, de Norte a Sul até às ilhas, promovendo a exportação e dando a conhecer o que de melhor que se produz em Portugal. Esta aposta tem-se revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta na diferenciação.  

Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, refere que “de norte a sul de Portugal é possível encontrar uma vasta diversidade de produtos, desde a pera rocha do Oeste aos lácteos dos Açores. Na Mercadona trabalhamos diariamente para que seja possível encontrar, em todas as secções, um sortido variado e que permita ao “Chefe” levar para casa um carrinho de compras de qualidade e à portuguesa. Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, ao longo destes quase cinco anos em Portugal, temos tido a oportunidade de trabalhar com excelentes fornecedores, bastante motivados e com vontade de crescer connosco”.

Todos os dias chegam produtos frescos aos supermercados vindos de diferentes zonas do país e, também por isso, a empresa está constantemente a repensar toda a cadeia de montagem e os seus processos, em como podem ser mais eficientes, como transportar mais com menos e fazer um trabalho de melhoria conjunto com os fornecedores, que permita um crescimento e ganho mútuo. A empresa prevê terminar o ano com 60 lojas em Portugal e estar presente em 12 distritos.  

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