Atualmente está em desenvolvimento um projeto de Prescrição Social que se poderá implementar em Baião. Segundo a autarquia, “trata-se de uma intervenção inovadora para promoção da integração de cuidados e aproximação dos parceiros de saúde e sociais. Possibilitando a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde prescrever caminhadas, grupos de prática de atividade física, grupos sociais, atividades de lazer e recreativas, momentos de contacto com a natureza, cultura e artes, entre outros, complementando a prescrição de fármacos e restantes terapias médicas que por norma realizam”.
Através desta abordagem, os médicos e demais profissionais de saúde, “arrecadam novas ferramentas para responder necessidades de saúde não clínicas com maior facilidade, sejam elas sociais ou emocionais. Os benefícios incluem redução de problemas de saúde mental, aumento de níveis de bem-estar, contributo para uma maior atividade física, redução de urgência médica, entre outros aproveitamentos”, informa ainda a autarquia.
O lançamento da rede de Prescrição Social em Portugal decorreu no dia 9 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, um evento promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova, e que contou com a presença de técnicos das instituições baionenses.