EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

MovRioDouro ganha novo membro na defesa da bacia do Douro

A ANP|WWF, uma ma ONGA portuguesa sem fins lucrativos que tem como missão conservação da biodiversidade nacional, é o mais recente membro aderente do #MovRioDouro, movimento de cidadania em defesa dos rios da Bacia Hidrográfica do Douro.

Depois da adesão do Movimento Mataram o Rio Ferreira, em 2023, a ONG internacional, com representação em Portugal, é a 17.ª organização a oficializar o desejo por mudanças efetivas na bacia do Douro, a maior da Península Ibérica.

Refira-se que o #MovRioDouro foi criado em maio de 2021 para defender os rios da bacia do Douro.

“ A estas organizações e movimentos, junta-se mais de uma dezena de cidadãos a título individual, com percurso académico, científico e/ou ativista”, refere a nota que nos foi enviada que adianta que o #MovRioDouro, movimento de cidadania em defesa dos rios da bacia hidrográfica do Douro, integra, ainda, como membros a “Arando – Associação Transmontana Cultural e Desportiva, da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, da Associação Espaço VIPA 1051, da Associação URTICA – Defesa do Ambiente e Acção Climática”.

Fazem, ainda, parte deste movimento  a “AZU – Associação Ambiental em Zonas Uraníferas, da Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente, do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, do Movimento em Defesa do Rio Tinto, do Movimento Mataram o Rio Ferreira, do Movimento Rio Sousa”, assim como a “NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, da OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente, do Plogging Bragança, do Projeto Rios, da Quercus – Núcleo de Bragança, da Rede Inducar e da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”.

Citado em comunicado, Gustavo Briz, do #MovRioDouro, destaca que a adesão da  ANP|WWF como membro aderente do #MovRioDouro é uma “evolução natural, dada a essência das duas organizações”.

“A ANP|WWF assume um papel crucial na proteção ambiental, a uma escala internacional, constituindo um valioso reforço nas nossas campanhas ativistas e de sensibilização na bacia do Douro, quer em Portugal como em Espanha”, refere.

Fotografia: DR/MovRioDouro/Facebook

“ É para a ANP|WWF muito importante integrar mais um movimento que promove ações locais de extrema relevância nesta área, não apenas pelas atividades de sensibilização mas também pela defesa da preservação dos ecossistemas de uma das mais importantes bacias hidrográficas do país”, enfatiza, por sua vez, Maria João Costa, coordenadora de Água da ANP | WWF.

Saliente-se, ainda, que o “#MovRioDouro é um movimento de cidadania em defesa dos rios da bacia hidrográfica do Douro, que congrega pessoas, membros da comunidade científica, grupos e associações para a defesa dos rios, através da troca de experiências e informação, da dinamização de ações conjuntas e da defesa de posições comuns junto da sociedade e decisores”.

O movimento atua com base numa “agenda ambientalista e cidadã, de influência dos decisores e da sociedade, para mudanças efetivas na bacia do Douro. Rege-se pelos princípios: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Pessoas, Cultura e Território; Visão integrada; Independência e Reflexão Crítica; Cooperação e Participação; Transparência”.

Já a ANP|WWF é uma das “maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países”.

A missão da WWF é travar a “degradação da natureza e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, através da conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável, e promovendo a redução da poluição e do desperdício”.

A ANP (Associação Natureza Portugal) é uma “ONG portuguesa que trabalha em Portugal em associação com a WWF, com vista a conservar a diversidade biológica e dos recursos nacionais, procurando um planeta em que as pessoas consigam viver em harmonia com a natureza”.

(Fotografia de destaque: DR/MovRioDouro/Facebook)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade