A Lipor destaca que este é um dos “maiores festivais internacionais de criatividade sediado em Portugal e, também, o único do mundo dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa”.
Desenvolvida pela agência Winício e apoiada pelo Fundo Ambiental, sob a inspiração “o que para muitos é resíduo, para nós é um recurso”, a campanha foi concebida com o objetivo de “criar comunidades circulares, sustentáveis e colaborativas”.
“A missão era e é clara: aumentar a perceção do valor da reutilização, prolongar a vida útil de bens como vestuário, equipamentos eletrónicos e mobiliário, maximizando a retenção do seu valor na área de influência da Lipor”, refere o comunicado que nos foi enviado. Que salienta que “Reutilizar Muda Tudo” foi o “conceito criativo escolhido para transmitir de forma direta e impactante a atitude de mudar não apenas o destino dos bens usados, mas também o mundo, tornando-o mais sustentável”.
“Durante o período em que decorreu a campanha de comunicação Reutilizar Muda Tudo (agosto a outubro de2023), elevamos a abrangência do projeto, alcançando mais de 338.207 pessoas digitalmente”, afirma a Lipor.
“Para inspirar as mudanças de comportamento, a cooperação e a disseminação de práticas sustentáveis, publicamos um Guia Digital de Boas Práticas de Redução e Reutilização e criamos um stand expositivo itinerante que permitirá levar mais além a mensagem que Reutilizar é mudar a perceção que temos dos materiais usados, é valorizá-los e dar-lhes numa nova vida”, acrescenta a instituição.
Refira-se que os Prémios Lusófonos de Criatividade têm 11 anos de existência e têm cumprido a “sua missão de enaltecer o melhor trabalho feito por agências, profissionais, estúdios e produtores em todos os países que comungam a nossa língua”.
Os “Lusos” têm ainda sido um “pilar importante na promoção de uma aproximação entre estes mercados, trazendo a Portugal, sempre que possível, alguns dos maiores nomes mundiais da indústria criativa”.
Este é o segundo prémio atribuído à campanha que, em fevereiro, foi galardoada com os Prémios Comunicação M&P. Na ocasião, a Lipor foi reconhecida também pela campanha de comunicação “Dose Certa”, sobre desperdício alimentar.
A Lipor é a entidade responsável pela “gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde”.
A Lipor trata anualmente cerca de “500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por um milhão de habitantes”