Publicidade

Baião implementa novo serviço de recolha de resíduos verdes

O município de Baião dispõe de um novo serviço de recolha porta-a-porta de resíduos verdes.

A autarquia destaca que “com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos que diariamente são encaminhados para aterro, no final do ano 2023, implementou a campanha, “O resto no lugar certo!”, que consiste num serviço de gestão de biorresíduos, com a disponibilização de contentores de proximidade para a deposição de biorresíduos do setor doméstico nas ruas onde existem moradias multifamiliares”.

O serviço preconiza, também, a colocação de contentores para o “canal HORECA (Hotelaria, Restaurantes e Cafés) e disponibilidade de compostores, em todas as freguesias, para as famílias que tenham uma habitação com um espaço exterior”.

O município destaca que tendo em conta que “uma grande quantidade de resíduos que são depositados nos contentores de resíduos indiferenciados, são os resíduos verdes resultantes da manutenção de jardins, nomeadamente, relva, pequenos ramos, folhas, aparas de plantas, entre outros”, entendeu que deve ser “dada prioridade ao tratamento na origem”.

A autarquia defende que “os produtores destes resíduos, devem requerer um compostor, na junta de freguesia com o propósito de produzirem em casa um fertilizante 100% natural e, assim, contribuírem para a melhoria da estrutura do solo”.

O município declara, ainda, que no “caso dos munícipes que não pretendam ter um compostor, existe a possibilidade de requererem um saco para acondicionar os resíduos verdes, nos postos de atendimento ao munícipe, na semana anterior à limpeza do jardim”

“Posteriormente, os serviços municipais passarão à porta para recolher os sacos. Este é um novo serviço de recolha de resíduos que tem como lema: “Verdes no Contentor…Não!”, refere a publicação que a autarquia partilhou na sua página oficial.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade