As eleições para o Parlamento Europeu que terão lugar a 9 de junho terá, pela primeira vez, a utilização de cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo, em todas as assembleias e secções de voto.
Em Amarante, serão necessários 69 técnicos de informática para dar apoio na utilização dos equipamentos informáticos, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.
Segundo divulgou a autarquia amarantina, “os Técnicos de Apoio Informático, serão devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, e receberão uma compensação de 177,45€ verba que abrange o dia de formação, o dia de teste e o dia da eleição”.
“Podem candidatar-se os cidadãos maiores de 18 anos, com o 12.º ano escolar ou ensino superior, nas áreas de formação tecnológica em informática, em sistemas de informação e de comunicações. As candidaturas devem ser apresentadas na plataforma disponibilizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)”, revelou ainda a câmara.
De referir que ao Técnico de Apoio Informático estará vedado o acesso aos cadernos eleitorais desmaterializados e a qualquer operação que interfira com o processo de votação.