EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Amarante celebra Abril com várias ações

As comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Amarante arrancaram este sábado, 13 abril, com o concerto gratuito de “Estrada Branca” no Amarante Cine-Teatro, pelas 21h30.  

Segundo revelou a autarquia amarantina, “este primeiro espetáculo das comemorações é gratuito, também como forma de, simbolicamente, celebrar a democratização do acesso à cultura”.  

“Estrada Branca” é um projeto que resgata e cruza a música de dois ícones incontornáveis do mundo lusófono: Vinícius de Moraes e José Afonso, sendo que “este concerto é interpretado através de duas vozes contemporâneas, herdeiras de um acervo comum: Mônica Salmaso e José Pedro Gil, sob a direção musical de Nelson Ayres, Teco Cardoso e Emanuel de Andrade, com a dramaturgia de Carlos Tê e o dispositivo cénico do premiado arquiteto Manuel Aires Mateus”. 

Já no próximo sábado, 20 de abril, entre as 10h00 e as 11h30, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso recebe mais uma iniciativa do Sab’Arte com o tema “Memória, Liberdade e Movimento”, sendo esta atividade dirigida a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e 14 anos.  

Para a Câmara Municipal, “esta atividade é uma oportunidade para experienciar a sensação de liberdade criativa através da dança e do movimento, inspirados pela Revolução dos Cravos, celebrando assim a história e a constante busca pela expressão livre em todas as formas de arte”. 

A 24 de abril, e à semelhança de anos anteriores, tem lugar mais uma “Caminhada pela Igualdade e Liberdade”, promovida pela Junta de Freguesia de Fridão, em parceria com a Câmara de Amarante.  

Nesse mesmo dia, mas a partir das 21h30, “Gisela Canta Abril”, no palco do Amarante Cine-Teatro. Um espetáculo com a fadista Gisela João.  

As comemorações prosseguem a 25 de abril. O dia inicia com a Cerimónia de Hastear de Bandeiras, a partir das 10h00, na Alameda Teixeira de Pascoaes, com o Hino de Portugal e o Hino de Amarante que será tocado pela primeira vez pelas bandas do Concelho. Banda Musical de Amarante, Banda Musical de Mancelos e Banda Musical de Várzea irão tocar assim “Viva Amarante” da autoria do compositor amarantino José Coelho dos Santos (1861-1915) e com arranjo do maestro Fernando Marinho.  

Às 16h00, o Largo de São Gonçalo recebe a Banda Musical de Mancelos e a Banda Musical de Várzea para o Concerto “50 anos do 25 de abril”. 

O espetáculo “Ficheiros Secretos” encerra as comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Amarante, no dia 3 de maio, a partir das 21h30, no Amarante Cine-Teatro.  Criado a partir do livro homónimo de Luís Osório, trata-se de um espetáculo de esperança e de liberdade. Luís Osório assume o papel de narrador da história recente de Portugal, convocando para o palco memórias de personagens marcantes como Álvaro Cunhal, Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues, Francisco Sá Carneiro, Jorge Sampaio e tantos outros.  

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade