A autarquia destaca que esta iniciativa visa “alertar a comunidade para a importância da reabilitação respiratória no tratamento de doenças deste foro e dos seus benefícios para a qualidade de vida destes doentes”, tendo em conta o crescimento do número de doentes respiratórios crónicos.
A iniciativa é aberta a todos os interessados e inclui atividades ao ar livre e uma sessão de exercícios respiratórios.
“A reabilitação respiratória consiste numa intervenção multidisciplinar, supervisionada por um médico, e que trata pessoas com doenças respiratórias crónicas, ajudando-as a respirar mais eficientemente, a melhorar a sua capacidade de exercício e a qualidade de vida”, refere o município.
A sessão de abertura conta contará com a presença de Sónia Pires, vereadora do Pelouro da Saúde, município de Alijó, seguindo-se o debate “Importância da Enfermagem de Reabilitação na Saúde”, por Patrícia Pires – EEE Reabilitação / Docente na ESS UTAD.
Pelas 10h00 decorrerá a sessão 2 intitulada “Apresentação do Projeto “Consulta do Doente Respiratório”, por Verónica Esteves – EEE Reabilitação / Profissional da UCC Alijó.
Pelas 11h00 decorrerá uma sessão de Atividades ao Ar Livre, seguida de sessão de exercícios respiratórios, por José Rua – EEE Reabilitação / Coordenador da UCC de Alijó.
(Fotografia: DR/foto ilustrativa)