Estes prémios têm como objetivos distinguirem os alunos “pela excelência do seu desempenho, trabalho e resultados escolares e formativos, pela sua atitude cívica, pela dimensão do seu esforço e/ou progressos alcançados”.
Pretende-se, ainda, premiar os alunos pela sua “participação desportiva ou por outras razões consideradas exemplares para os restantes elementos da comunidade educativa”.
Estes prémios constituem, ainda, “um gesto de reconhecimento e valorização da excelência no desempenho escolar e cívico dos jovens estudantes, estimulando-os no prosseguimento da atividade escolar”.
Refira-se que os Prémios de Excelência e Mérito são uma iniciativa da Câmara Municipal de Valongo e têm uma “natureza simbólica e material, de cariz educativo, sendo atribuídos em formato de cheque-prenda para aquisição de livros e material didático, no valor unitário de 100 euros (cem euros) cada, entregues individualmente na categoria escolar e um cartão por projeto na categoria de mérito cívico”.
A sessão contou com as apresentações musicais dos alunos/as da Academia de Artes de Valongo e ainda com a performance do Mágico André Gomes, do Museu da Magia de Portugal.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Valongo/Facebook)