EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Vários municípios associam-se à “Hora do Planeta 2024”

Vários municípios da região juntam-se, este sábado, à “Hora do Planeta 2024” uma iniciativa em prol da sustentabilidade e conservação da natureza.

A Câmara de Penafiel destaca que “este ano, e no seguimento do que já vem sendo hábito e adotado por este município, vai aderir ao evento mundial “Hora do Planeta”, no dia 23 de março, entre as 20:30h e as 21:30h”, desligando “as luzes do edifício dos Paços do Concelho e desligar também as luzes do Santuário Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Igreja do Sameiro)” .

O município destaca, ainda, na sua publicação oficial, que “no âmbito das atividades relacionadas com a temática da eficiência energética, vai alargar a campanha da eficiência energética, em curso, a todos os restantes edifícios propriedade do município, como sejam, escolas (básicas e secundárias), unidades de saúde familiares, etc”.

Também, o município de Amarante se irá associar à “Hora do Planeta 2024”, destacando que “entre as 20h30 e as 21h30, de forma a simbólica, vai desligar a iluminação decorativa da Praça da República/Ponte de São Gonçalo, assim como, as redes de iluminação pública da Rua 5 de Outubro (Amarante) e do Largo Carlos Freitas (Vila Meã)”.

O município de Baião irá desligar a iluminação exterior do edifício Paços do Concelho, entre as 20h30 e as 21h30.

A autarquia adianta que “esta iniciativa assenta num dos mais importantes desígnios do município, o cumprimento das metas relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e está alinhada com a certificação de Baião como Destino Sustentável”.

Paços de Ferreira associa-se a este evento com a realização de uma caminhada noturna, agendada para este sábado, dia 23 de março, a partir das 20h30, oferta a todos os participantes de uma mochila, t-shirt, água e fruta.

A caminhada noturna é organizada pela Câmara de Paços de Ferreira, com o apoio do Clube Trilheiros & Amigos, sendo que o seu percurso desta caminhada noturna terá 5,8 km de extensão, com um nível de dificuldade fácil.

Refira-se que iniciativa Hora do Planeta 2024” é promovida pela World Wide Found for Nature (WWF), tendo sido realizada pela primeira vez em Sidney, na Austrália.

Esta ação tem como metas “aumentar a consciencialização das questões ambientais, e promover atividades sustentáveis”.

Este ano a “Hora do Planeta tem como mote “Pequenas ações com grande impacto”.

Recorde-se, ainda, que os cidadãos são desafiados através de um “gesto simbólico de apagar as luzes durante 60 minutos, para manifestar o seu compromisso com o planeta”.

Os cidadãos são, ainda, desafiados a fazerem “algo positivo pelo planeta, seja a recolher lixo num parque, a preparar o jantar com ingredientes sustentáveis, a plantar uma árvore ou a separar os resíduos para a reciclagem”.

(Fotografia: DR/foto ilustrativa)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade