Os marcoenses e bombeiros sapadores do Porto, Leandro Queirós e Ricardo Moreira também participaram e conquistaram lugares no pódio. Leandro Queirós ficou em segundo lugar no escalão M45 e Ricardo Moreira em terceiro no escalão M30.
A prova contou com a participação de 500 bombeiros de vários países, sendo que é um teste à resistência, ao espírito de sacrifício e à superação, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que desafia os participantes a fazerem um percurso de 500 metros entre o Arco de Almedina e a Universidade, equipados devidamente com o Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Os participantes percorreram, em contrarrelógio, um percurso de 500 metros desafiador e íngreme, a famosa subida do Quebra Costas (com partida do Arco de Almedina e chegada à Universidade de Coimbra), com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, composta por escadas e com curvas sinuosas, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório (ARICA), o que representa cerca de 30 quilos em equipamento.
Esta prova, destinada a todos os bombeiros do país, contou com a participação de duas corporações da região.
Refira-se que a equipa feminina dos Bombeiros Voluntários de Lousada conquistou o terceiro lugar e o corpo de bombeiros lousadense arrecadou o 1.° lugar de equipas de Bombeiros Voluntários.
(Fotografias: DR)