A edição deste ano integra, ainda, a realização de “oficinas, workshops, exposições, chá e poesia, passeios de charrete e concertos.
Para assinalar a chegada da primavera, as ruas da cidade de Paredes e a Casa da Cultura vão estar preenchidas “de poemas do poeta Daniel Faria, de cores, perfumes e decorações de flores, numa bela homenagem à natureza e à celebração da poesia”.
A charrete puxada por dois cavalos é “um dos ex-libris do “Primavera Festival da Flor” transmitindo aos seus passageiros a magia e o romantismo das principais ruas do centro da cidade de Paredes”.

“Será um passeio gratuito e imperdível. Recue assim aos tempos antigos e viva uma experiência memorável de “conto de fadas”, adianta a autarquia.
Dia 22 de março decorrerá “Sunset Flower Power” com animação DJ, num evento que concilia a diversão e a dança.
No fim de semana, dias 23 e 24 de março, decorrerá o “mercado de plantas e flores, na Avenida da República, aberto das 10h00 às 21h00, e com a construção de tapetes de flores na rua lateral da Casa da Cultura, a partir das 10h00, uma iniciativa da responsabilidade dos participantes das juntas de freguesia”.
O sábado será dedicado ao “Chá de Chapéu”, onde o chapéu é o mote para saborear um chá pelas 17h00, na Casa da Cultura, segue-se o concerto “Artischtas” às 21h30”.

No domingo, a partir das 15h30, os jardins da Casa da Cultura transformam-se em passerelle para os desfiles de vestidos e chapéus de flores que enchem de colorido e glamour a tarde do último dia do evento que encerra com a atuação da Paredes Big Band.
A edição deste ano do “Primavera Festival da Flor” prevê, ainda, o “workshop herbáceo, o Curso de Biblioterapia, a Oficina “Chapéus de Flores”, a Hora do Conto, e exposições para visitar”.
“As flores são naturalmente o elemento principal do concurso das montras do comércio local. Assim, de 11 a 17 de março o público poderá votar na sua montra favorita, através dos QRcodes disponíveis no Facebook do Município e nas lojas aderentes”, refere a nota informativa que nos foi enviada.
O “Primavera Festival da Flor” é organizado e promovido pela Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a ASEP – Associação de Empresas de Paredes.
Fins de semana Gastronómicos de 22 a 24 de março
Associado ao “Primavera Festival da Flor” decorre, de 22 a 24 de março, a XV Edição dos Fins de Semana Gastronómicos, uma iniciativa promovida pela Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, em parceria com o município, que dá a conhecer os “melhores sabores tradicionais e a gastronomia de nove restaurantes do Concelho que aderiram à iniciativa”.
“Assim sendo, para além da diversidade da oferta cultural, os paredenses e os visitantes têm ainda oportunidade de provar “boa comida”, declara a autarquia que salienta que a ementa dos três dias de evento constitui uma oportunidade para degustar o “cabrito assado no forno a lenha acompanhado de arroz do forno e sopa seca”.
“Paredes, conhecida também como “terra de tremoceiros”, junta o tremoço à ementa especial dos restaurantes locais”, acrescenta o município que sublinha que os fins de semana gastronómicos contam com a presença de nove unidade de restauração do concelho.
Além da “”Casa do Baixinho” (Paredes), participam nesta edição a “Churrasqueira do Vasco (Paredes), Cozinha da Terra (Louredo), Cozinha do Românico (Baltar), Restaurante O Rei (Mouriz), Solar da Brita (Louredo), Taberna do Careca (Parada de Todeia), Tasca do S’Zé (Cristelo) e Temos Pena (Madalena)”.
A Casa de Louredo-Casa de Campo (em Louredo) foi o alojamento local que aderiu à edição 2024.