A autarquia destaca que esta campanha tem como objetivos fomentar a promoção da “leitura e a criação de condições adequadas à acessibilidade da leitura pública”, contando com a colaboração importante de todas as juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social (IPSS´s) do concelho.
O objetivo desta iniciativa é transformar a “vida das crianças, quem têm menos acesso ao mundo de histórias infantis, e ajudá-las quer no seu desenvolvimento, quer na sua integração social”.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou que “os livros infantis são uma das maiores fontes de conhecimento para os mais jovens”.
“Em Penafiel, acreditamos no poder transformador da leitura e na magia que os livros podem trazer à vida de todas as crianças”, disse.
O município de Penafiel apela a comunidade a “doar livros que podem e devem ser entregues nos pontos de recolha desta campanha, ou seja, na câmara municipal, nas sedes das juntas de freguesia, biblioteca municipal e IPSS´s do concelho”.
Antonino de Sousa acrescenta, ainda, que “Como penafidelense, como Pai, como Presidente de Câmara, acredito que a solidariedade não tem fronteiras, pelo que apelo à sua generosidade no sentido de doar os livros infantis que tenha em casa e que já não lhe façam falta”.
“Cada livro que doar é uma oportunidade de inspirar, alargar horizontes e influenciar positivamente o desenvolvimento destas crianças. Façamos juntos a diferença, mostrando o coração generoso de Penafiel”, acrescentou.
(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)