As comemorações do centenário iniciaram com um içar da bandeira na sede do núcleo, o descerrar da placa comemorativa dos 100 anos, seguida de missa solene da Igreja do Calvário., com a cerimónia evocativa a decorrer na praça do Município.
Pelas 12h15 decorreu uma visita à exposição fotográfica “𝗚𝘂𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗨𝗹𝘁𝗿𝗮𝗺𝗮𝗿, 𝟭𝟵𝟲𝟭-𝟭𝟵𝟳𝟱» seguida de um almoço numa unidade de restauração do concelho.
Refira-se que a exposição fotográfica “Guerra do Ultramar, 1961-1975”, no Museu Municipal de Penafiel, que estará patente até 31 de março.
A mostra dá a conhecer “pormenores do quotidiano da participação dos Combatentes portugueses nos diferentes territórios e que decorreu a Guerra do Ultramar (1961 1975)”, sendo constituída por “trinta reproduções aumentadas das fotografias do acervo do Arquivo Fotográfico da Liga dos Combatente”.
Nesta exposição pretende-se, ainda, “identificar o retrato mais humano das memórias, experiências e vivências dos Homens e Mulheres que serviram a Pátria em Angola, Guiné e Moçambique, tanto no Exército, como na Marinha e na Força Aérea”.
Na mesma ocasião, foi ainda apresentado o livro “Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes – 100 Anos de História (1924-2024)”, da autoria de António Araújo, presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, e coautoria de José Coelho Ferreira.