Publicidade

Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes celebrou centenário

O Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes celebrou, esta quarta-feira, o seu centenário, com um vasto programa de atividades.

As comemorações do centenário iniciaram com um içar da bandeira na sede do núcleo, o descerrar da placa comemorativa dos 100 anos, seguida de missa solene da Igreja do Calvário., com a cerimónia evocativa a decorrer na praça do Município.

Pelas 12h15 decorreu uma visita à exposição fotográfica “𝗚𝘂𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗨𝗹𝘁𝗿𝗮𝗺𝗮𝗿, 𝟭𝟵𝟲𝟭-𝟭𝟵𝟳𝟱» seguida de um almoço numa unidade de restauração do concelho.

Refira-se que a exposição fotográfica “Guerra do Ultramar, 1961-1975”, no Museu Municipal de Penafiel, que estará patente até 31 de março.

Fotografias: DR/Câmara de Penafiel/Facebook

A mostra dá a conhecer “pormenores do quotidiano da participação dos Combatentes portugueses nos diferentes territórios e que decorreu a Guerra do Ultramar (1961 1975)”, sendo constituída por “trinta reproduções aumentadas das fotografias do acervo do Arquivo Fotográfico da Liga dos Combatente”.

Nesta exposição pretende-se, ainda, “identificar o retrato mais humano das memórias, experiências e vivências dos Homens e Mulheres que serviram a Pátria em Angola, Guiné e Moçambique, tanto no Exército, como na Marinha e na Força Aérea”.

Fotografias: DR/Câmara de Penafiel/Facebook

Na mesma ocasião, foi ainda apresentado o livro “Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes – 100 Anos de História (1924-2024)”, da autoria de António Araújo, presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, e coautoria de José Coelho Ferreira.

 

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade