O presidente da Associação Dadores de Sangue Terras do Vale do Sousa, Amadeu Fonseca, aproveitando a data, destacou, em declarações, ao Novum Canal, a necessidade dos doadores e da comunidade atender aos vários apelos no sentido de continuarem a doar sangue e a salvar vidas.
Amadeu Fonseca recordou que é vital continuar a doar sangue e inverter as baixas reservas que se continuam a fazer sentir para vários grupos sanguíneos.
O responsável pela Associação de Dadores do Vale do Sousa recordou, ainda, que a associação que representa esteve recentemente numa reunião da Federação das Associações de Doadores de Sangue (FAS – Portugal), “instituição de cidadania ativa e de solidariedade vocacionada para suscitar junto do Estado, da Sociedade Civil e dos Cidadãos” que deixou um apelo à dádiva de sangue.
“As indicações que tenho é que as reservas estão em baixo, pelo que faço um apelo para que os dadores continuem a corresponder às campanhas e se desloquem aos locais de recolha para aí fazerem a sua dádiva”, expressou, salientando que a associação faz três recolhas fixas por ano.
Refira-se que Associação Dadores de Sangue Terras do Vale do Sousa tem entre 120 a 130 dadores.
A Associação de Dadores de Sangue Terras do Vale do Sousa foi fundada em 24 de junho de 2006, com o objetivo de dar “apoio na área da promoção e divulgação da dádiva de sangue e da medula óssea”, na vila de Paço de Sousa, mas, também, nas freguesias vizinhas.
Saliente-se, ainda, que a Associação de Dadores de Sangue Terras do Vale do Sousa além desta atividade, desenvolve outras de índole social, recreativa, lúdica e desportiva.
(Fotografia de destaque: DR/Associação de Dadores de Sangue do Vale do Sousa/Facebook/foto ilustrativa)