EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Lenda dos ralis deixa-nos aos 71 anos

Joaquim Santos, piloto penafidelense, faleceu esta segunda-feira, dia 18 de março, aos 71 anos de idade, vítima de morte súbita.

Considerado um dos nomes mais emblemáticos dos ralis nacionais e uma referência para toda uma geração de adeptos do automobilismo.

Muito acarinhado por todos os penafidelenses e pela família Novum Canal, Joaquim Santos, com a sua técnica apurada, seduziu uma legião de fãs, assumindo-se como uma personalidade incontornável da história do automobilismo português.

Com um palmarés extenso, Joaquim Santos era famoso pelo espetáculo que proporcionava ao volante de diferentes carros, como foi o caso do célebre Ford Escort RS 1800, muito conhecido entre os aficionados do desporto automóvel.

Durante todo o seu percurso desportivo, o seu talento foi revelado, através de inúmeras vitórias em competições, sendo detentor de vitórias no campeonato nacional de ralis, num total de trinta e nove. Um feito muito difícil de alcançar.

O piloto penafidelense foi, ainda, tetracampeão nacional, somando vitórias nos Ralis de Portugal de 1982, 1983, 1984 e, mais tarde, em 1992.

A nível local, Joaquim Santos recebeu a medalha de ouro do concelho de Penafiel, em 2017, no âmbito do 247.º aniversário de elevação de Penafiel a cidade.

Joaquim Santos elevou o nome da cidade de Penafiel e ficará para sempre marcado nos anéis do campeonato nacional de ralis, como uma referência dentro do automobilismo de competição em Portugal.

 

Fotografia: Riquezas e Tradições de Penafiel

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade