As Endoenças de Entre-os-Rios, conhecidas como um evento secular de turismo religioso ímpar, vão voltar a iluminar as margens do rio Tâmega e Douro, com milhares de velas, no 28 de março, Quinta-feira Santa, numa organização a cargo dos Municípios de Penafiel e Marco de Canaveses.
Para Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “é em Entre-os-Rios que existe uma das mais belas tradições do nosso concelho e uma das mais encantadoras manifestações religiosas de Penafiel e do Norte do Portugal. Um marco forte da nossa comunidade que movimenta centenas de voluntários para tornar este evento singular cada vez mais atrativo. Ao longo dos séculos, Penafiel tem sido o berço de um património material e imaterial de excelência e o palco de diversos eventos com enorme notoriedade. Há inúmeras razões para visitar Penafiel, mas as Endoenças de Entre-os-Rios merecem especial atenção pelo brilho, o encanto e a fé que ali se vive. Uma palavra de apreço por todos os que tornam possível a realização desta festividade única”.
O início desta manifestação religiosa tem lugar na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor, às 20h00. Uma hora mais tarde, sai a procissão do Senhor dos Passos, acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio, e em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, um momento particularmente simbólico e muito acalmado pela comunidade.
Já no dia 29 de março, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.