O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, relevou o trabalho desenvolvido pela Academia no Concelho na promoção do ciclismo, salientando que este projeto tem notabilizando-se pela aposta na formação, na valorização dos seus praticantes, sendo uma “escola da vida”, de aprendizagem, mas, também, de competição, com alguns atletas a alcançarem o patamar mais elevado do ciclismo.
Hélder Alves, do Paredes/Fortuna, reiterou que a equipa tem como foco a formação, apontando a valorização dos praticantes da modalidade e a competição, também, como objetivos a atingir.
Jorge Rocha, diretor de btt da Federação Portuguesa de Ciclismo, enaltece, também, o trabalho que Paredes tem vindo a fazer no ciclismo, reconhecendo que o município é já uma das capitais do ciclismo e em que esta modalidade tem tido um crescimento significativo.
Na iniciativa foram, ainda, homenageados os fundadores da Associação, João Faria e Francisco Alves, e os atletas que passaram pela formação e que são, atualmente, ciclistas profissionais, Beatriz Roxo, João Martins e Francisco Alves.
A Academia de Ciclismo – Paredes Fortunna foi fundada em janeiro de 2018 e fomenta a prática de ciclismo de jovens dos 5 aos 18 anos. Importa referir que alguns dos atletas já marcaram presença em Campeonatos do Mundo e Taça das Nações, ao serviço da Seleção Nacional, quer de estrada, quer de pista.