No âmbito da candidatura ao IPDJ, a associação desportiva beneficiou da “aquisição de duas novas mesas de ténis e equipamento de apoio à prática de karaté. De salientar que o programa é dirigido a crianças desfavorecidas”.
Refira-se que no âmbito deste projeto decorreu uma “demonstração de ténis de mesa, com a participação de atletas da equipa “Paredes sem Paredes” e de crianças da Associação Para o Desenvolvimento de Rebordosa (ADR), e de karaté, representado por atletas da Associação Desportiva Dínamo 80 que já conta com 100 praticantes”.
O “Karatenis” em Paredes visa promover a prática de “exercício físico, nas crianças, trazendo diversos benefícios para a saúde física e contribuindo igualmente para o seu desenvolvimento emocional, mental e intelectual”.
Na apresentação do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou que este é um projeto que vem dinamizar e dar uma nova visibilidade à associação.
“A associação tem muitos anos, esteve sempre ligada ao desporto, depois houve um interregno em que não teve qualquer atividade, mas com a nova direção e as instalações que dispõe surgiu a aposta no ténis, além do trabalho que vem realizando no karaté”, frisou, sustentado que com esta nova direção a instituição irá ganhar uma nova dimensão.
O autarca referiu que este projeto além da promoção nestas modalidades, tem uma dimensão inclusiva e está aberto à comunidade.
O diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, reconheceu que a importância das associações de base local trabalharem com os mais novos, promoverem o desporto e fomentarem a inclusão.
“O IPDJ contribuiu com verba de cinco mil mesas para a aquisição de diverso material. Trata-se de um projeto inclusivo e aberto a todos. Queremos promover a formação, o desporto e o lazer”, disse.
O presidente da Associação Dínamo 80, David Campos, enalteceu, também, a importância deste investimento, a aposta no ténis de mesa, assumindo o desejo de dar um novo dinamismo à coletividade.
“Reabilitamos a sede, investimos na criação de condições para a prática do ténis e mesmo do snooker. O karaté já existe há vários anos e com a criação de condições técnicas iremos apostar no ténis de mesa. Esta direção quer promover a inclusão social e estreitar laços com a comunidade”, referiu.
Gualter Morgado, responsável pelo Karaté da Associação Dínamo 80, premiado pela associação pelo trabalho desenvolvido em prol da seção e da modalidade, manifestou o desejo de continuar a apostar no karaté, na formação e projetar o nome da coletividade.
O vice-presidente, Elias Barros e o vereador do Desporto, Renato Almeida, estiveram, também, presentes na apresentação deste projeto.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Paredes/Facebook)