Em 2023, a LIPOR recebeu cerca de 68.028 toneladas de materiais entregues para reciclagem multimaterial de papel/cartão, plástico, metal e vidro, provenientes da recolha seletiva porta a porta, de proximidade com acesso condicionado, dos ecopontos e ecocentros o que significa um crescimento de cerca de +3% relativamente a 2022. Proveniente de Recolha Seletiva de Biorresíduos a LIPOR recebeu 51 889 toneladas, o que representa um aumento de +8% comparativamente a 2022.
Estes resultados demonstram o forte investimento e aposta da LIPOR e seus municípios associados na maximização e incremento, em quantidade e qualidade, de materiais a enviar para reciclagem e valorização orgânica, tendo sido crucial o envolvimento do cidadão. De realçar, o significativo crescimento dos quantitativos de resíduos alimentares recolhidos seletivamente no setor residencial resultado da forte aposta dos 8 Municípios LIPOR.
Outro excelente resultado é o decréscimo na produção de lixo dos munícipes em -1,2%, que representa menos 4 519 toneladas face a 2022. A LIPOR encaminhou 362 933 toneladas para Valorização Energética o que permitiu, no ano de 2023, a exportação para a rede nacional da EDP de 163 182 MWh de energia elétrica. Foram depositadas 11 546 toneladas de lixo em aterro, o que representou apenas 2% dos resíduos produzidos nos oito Municípios Associados.
Os produtos LIPOR – nomeadamente os Recicláveis (papel e cartão, plásticos, vidro e metais), o Composto Orgânico e Substratos
Nutrimais® e a Energia Elétrica exportada – tiveram um impacto positivo na redução de emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) noutros setores económicos na ordem das 105 000 tCO2e (ver _Nota 1_), o que equivale às emissões de GEE associadas à circulação anual de 40 mil automóveis.
O Projeto LIPOR e os municípios associados disponibilizam aos cidadãos um Sistema de Valorização de resíduos com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para Aterro a valores mínimos valorizando, assim, praticamente 100% dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de 1 milhão de habitantes do Grande Porto. A LIPOR quer continuar a apostar na prevenção, na reutilização, na reciclagem, na valorização energética, na descarbonização e no investimento em sistemas e infraestruturas cada vez mais modernos de tratamento de
resíduos e a consequente eliminação dos aterros.