Publicidade

Realizada primeira cirurgia robótica em Portugal

O Hospital Lusíadas Porto acaba de realizar a primeira cirurgia robótica ao cancro da próstata em Portugal com recurso à inovadora tecnologia Versius®, um sistema robótico de última geração que assegura a realização de procedimentos cirúrgicos complexos com maior precisão e controlo, garantindo melhores resultados, maior segurança e uma recuperação mais rápida.

 

O Hospital Lusíadas Porto é o primeiro hospital em Portugal a disponibilizar o robot cirúrgico Versius® do fabricante CMR, o qual será utilizado em vários campos de aplicação, sobretudo nas especialidades de Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Cirurgia Torácica. Uma aposta que vem reforçar, uma vez mais, o compromisso da Lusíadas Saúde com a inovação, através do investimento contínuo nas mais recentes tecnologias e procedimentos clínicos, em linha com os mais elevados padrões de qualidade internacionais.

A intervenção realizada hoje, foi dirigida pelo cirurgião Luís Osório, coordenador da especialidade de Urologia do Hospital Lusíadas Porto, com o apoio do médico urologista Frederico Branco, e consistiu numa prostatectomia radical, técnica cirúrgica utilizada para a remoção total da próstata.

Para a Equipa clínica, os benefícios desta tecnologia de última geração centram-se na possibilidade do sistema Versius® reproduzir em tempo real os movimentos da mão do cirurgião, permitindo-lhe realizar todo o procedimento com maior detalhe cirúrgico e maior segurança.

“Faz parte nossa missão, enquanto Grupo que contribuiu há 26 anos para o sistema nacional de saúde, garantir a disponibilização das mais inovadoras tecnologias, bem como cuidados de saúde de excelência, que permitam dar continuidade à abordagem personalizada que adotamos com quem nos procura. O sistema Versius® é um passo importante que damos nesse sentido e que coloca o Hospital Lusíadas Porto – e o Centro de Cirurgia Robótica – na vanguarda da inovação do País. Os nossos especialistas têm agora nas suas mãos um sistema pioneiro para cuidar ainda melhor dos nossos Clientes”, refere Joana Menezes, Administradora do Hospital Lusíadas Porto.

Este equipamento proporciona uma experiência mais humanizada no decurso da intervenção, facilitando ao cirurgião o contacto visual com toda a Equipa graças ao novo conceito de consola aberta, e caracteriza-se ainda por ser mais compacto, flexível e manobrável.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade