A ASAE esclarece que esta operação de fiscalização decorreu de “norte a sul do país com o objetivo de verificar o “cumprimento dos requisitos legais estabelecidos para a comercialização de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional, incluindo adubos e corretivos agrícolas, com enfoque na segurança dos circuitos comerciais, a rotulagem e embalagem de substâncias e misturas”.
No âmbito desta operação foram fiscalizados “79 operadores económicos, tendo sido instaurados seis processos de contraordenação”.
Nesta operação foi possível identificar como principais infrações “a colocação no mercado de produtos fitofarmacêuticos e de adjuvantes não autorizados pela DGAV; a falta de manual de procedimentos operativos aprovado em cada local autorizado, a exposição para venda ou venda de produtos fitofarmacêuticos que não obedecem aos requisitos de embalagem e rotulagem”.
A ASAE destaca que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da #segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.