EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Dia Nacional do Doente com AVC celebra-se este domingo

Celebra-se este domingo, dia 31 de março, o Dia Nacional do Doente com AVC.

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), para assinalar esta data, alerta que o “risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes e salienta que “em 2021, um terço dos internamentos por AVC foram registados em pessoas com diabetes”.

Neste âmbito, a APDP reforça a “importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)” e esclarece que “o aumento da prevalência da diabetes tipo 2 nas camadas mais jovens tem contribuído para o aumento do número de AVC nestas faixas etárias”.

A associação esclarece que segundo os dados mais recentes do Observatório Nacional da Diabetes anunciados pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) relativos a 2021, “31,1% dos internamentos por AVC foram registados em pessoas com diabetes, que se estima que afete 14,1% da população entre os 20 e os 79 anos”.

A associação relembra que o “AVC continua a ser a principal causa de mortalidade e morbilidade em Portugal, sendo que por hora três portugueses sofrem um AVC”.

Refira-se que a APDP foi fundada em 1926, sendo a “associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo”.

A associação conta com cerca de “28 mil associados, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade”.

A APDP tem sido “pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado, atendendo perto de 300 utentes por dia”.

A associação tem como objetivos “conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento”.

São, ainda, seus propósitos proceder à “criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes”.

(Fotografia de destaque: DR/foto ilustrativa)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade